sábado, 8 de novembro de 2008

REPENSAR

É estranho analisar a realidade, pois a partir daí percebemos fatos comprovadores de que o cotidiano das pessoas está cada vez mais integrado ao uso do computador e seu conhecimento é pré-requisito para as principais atividades da atualidade, pois a tecnologia nada mais é do que uma ferramenta para o saber, que deve ser acompanhada de perto por pais e professores e estes deveriam receber na sua formação inicial a oportunidade de desenvolver conhecimentos de informática aplicada à educação, aprender o que e como ensinar, assumindo o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não mais um transmissor de informações, posto que se agir dessa maneira logo será atropelado pela rapidez de evolução dos meios tecnológicos.
Há que se repensar as tecnologias na Educação, reestruturar até mesmo as diretrizes básicas:
* Quem estamos formando nesse novo mundo?
* Que papel desempenha a escola e o professor em tal processo?
* Que tipo de professor temos e qual queremos?
* Qual é a dimensão que a tecnologia visa atingir na formação desse novo professor?
* Existe a compreensão dos conceitos ensinar e aprender, bem como a relação destes com a prática docente?

Precisamos inovar, quebrar paradigmas, mas como?
Alguns passos básicos:
1. Pergunte sempre.
2. Experimente.
3. Tente.
4. Aprenda.
5. Tente outra vez.

Vamos, juntos, repensar nisso:

"A Educação tende a ficar obsoleta porque sempre que tem um desafio, prefere se engessar no jeito antigo..."



Nenhum comentário: