sábado, 8 de novembro de 2008

Educação Libertadora

Como é difícil reconhecer que atualmente temos formado crianças e jovens habituados a não reconhecer as interconexões presentes na vida e, por conseguinte, na escola. E o que é pior: somos nós, que nos dizemos educadores, que fornecemos uma visão segmentada, a qual por sua vez, é alimentada por informações ou noções estáticas, dirigidas ao intelecto, à memória e à razão daquele que estamos (de) formando.
É essencial que se reestruture e se renove a prática pedagógica, com uma visão holística e Libertadora da Educação, pois do modo como a mesma está, somente estaremos contribuindo com a priorização de uma visão apenas conteudista, que pretende ignorar valores, os quais sempre dizemos querer resgatar.
Na verdade resgatamos o que ou quem está perdido... Será que já perdemos?! Ou é esse o único caminho que conhecemos? Então temos medo de sair da linha?
Não está na hora de, realmente, fazermos algo que saia do papel e faça com que os professores-educadores transformem suas idéias em atitudes? De preferência atitudes inovadoras!
È, esse simples ato é um desafio, precisamos nos sintonizar, na freqüência de nossos alunos, cativá-los, instigá-los, despertar a vontade de querer realmente aprender!
Por isso...
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...

Fonte:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/libertadora.htm

Conheça e participe do blog do Professor Moran:
http://moran10.blogspot.com

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