domingo, 2 de novembro de 2008

Jogos para Aprender

O brincar representa uma atividade por meio da qual a criança constrói sua aprendizagem acerca do mundo em que vive, da cultura em que está inserida. Os jogos são uma fração, uma pequena parte desta atividade de brincar da criança. Os jogos, pela sua estrutura, representam situações em que a criança tem de enfrentar limites. Não somente os limites das regras a serem respeitadas, mas também seus próprios limites que devem ser superados para que a criança possa ter sucesso. Permitem ainda que a criança crie ou modifique as regras, de comum acordo com seus colegas, propiciando o desenvolvimento de sua autonomia moral e social.
Os jogos permitem, a todos aqueles que jogam, desenvolver o raciocínio, a lógica e estimular o pensamento de tal forma que o indivíduo amplie suas habilidades de elaborar hipóteses (estratégias), redimensionando sua relação com as situações de aprendizagem. Apresentam ainda a oportunidade de lidar com a frustração do não saber, alternando derrotas e vitórias, fato este que restabelece o desejo e a confiança na própria capacidade de aprender.
Contudo, para que os jogos cumpram seu papel na escola, o professor deve ser mediador, realizando as intervenções necessárias pra que tal jogo abranja a aprendizagem da melhor forma possível, pois como nos diz Lino de Macedo, “as aquisições relativas a novos conhecimentos e conteúdos escolares não estão nos jogos em si, mas dependem das intervenções realizadas pelo profissional que conduz e coordena as atividades” (Macedo, Petty e Passos. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000)

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